• Home
  • Versionando um projeto usando Git

Versionando um projeto usando Git

Versionando um projeto usando Git
  • Marcelo Oliveira
  • 9 de abril de 2022

Para este exemplo usaremos um projeto Spring Boot criado no site Spring Initializr, porém os passos que serão apresentados neste tutorial servem para qualquer outro tipo de projeto.

É importante deixar claro que utilizaremos apenas ferramentas de linha de comando para esta tarefa, portanto, se você usa Windows, faça uso do software Git Bash.

O primeiro passo para versionar um projeto é acessar o diretório raiz do mesmo. Estando dentro do diretório raiz de um projeto Spring Boot, vocês deverá visualizar os seguintes arquivos ao executar o comando:

$ ls -la

O projeto ainda não está versionado, então a primeira coisa que você deverá fazer é digitar o comando a seguir:

$ git init

Após executar o comando acima, você deverá ver algo como na imagem abaixo:

O Git foi inicializado no seu projeto. Agora você deve informar qual repositório será usado para salvar o projeto, para isso uso o comando a seguir:

$ git remote add origin

Veja como eu fiz:

Agora confira se o repositório foi mesmo configurado no seu projeto. Use a linha abaixo para isso:

$ git remote -v

Deve ser mostrado na tela algo assim:

Já está quase tudo pronto. Agora você precisa envia seu código para o repositório remoto. O comando a seguir prepara o conteúdo para o commit:

$ git add .

Depois disso, você pode executar o comando que realiza o commit:

$ git commit -m "initial commit"

O git commit guarda as mudanças feitas até então e o log com a mensagem descrevendo o que foi mudado, no caso, o conteúdo do parâmetro -m: “initial commit”.

Agora está tudo pronto para ser enviado para o servidor remoto. Use o comando para Push, conforme a sintaxe mostrada no exemplo a seguir:

$ git push origin master

Ao executar o comando acima, você deverá visualizar o seguinte resultado:

Por fim, ao acessar a página do repositório no Github você deverá visualizar os arquivos do seu projeto. Veja o exemplo:

O Git é um software de controle de versão bastante completo e possui muitos outros comandos bastante úteis no dia a dia do programador. Com ele você pode desfazer coisas, voltar o projeto para uma versão mais antiga, gerar releases, visualizar logs, entre outros. Pratique o uso dessa ferramenta, pois ela é uma das mais exigidas pelo mercado de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *