O que é um domínio

Um domínio é a parte principal do endereço web que alguém usaria para encontrar seu site ou uma página do seu site online. É um nome que está associado ao número IP do servidor no qual o site está hospedado, tornando muito mais fácil para as pessoas lembrarem.

Todo site tem um endereço IP, que é uma sequência única de números que conectam computadores a servidores da web. Endereços IP são difíceis de memorizar e é aí que entram os domínios. Um nome de domínio é atrelado ao endereço IP de um site para que as pessoas possam lembrar e pesquisar mais facilmente um site por seu domínio e seu navegador ainda pode encontrar o servidor da Web específico que hospeda o site por meio do endereço IP associado. Um domínio é frequentemente comparado a um endereço residencial. Seus amigos não memorizam as coordenadas GSP da sua casa toda vez que querem visitá-lo. Em vez disso, eles apenas conectam seu endereço em seus telefones. O mesmo vale para visitar um site. Em vez de memorizar o endereço IP de um site, os visitantes simplesmente digitam o domínio em seu navegador.

Um domínio é uma parte de um endereço da Web completo ou URL. Uma URL geralmente consiste em um protocolo, nome de domínio e caminho. Por exemplo, a URL desta postagem de blog é: https://mesavirtual.com/o-que-e-um-dominio. É formado pelas seguintes partes:

Se você deseja adquirir um nome de domínio, deve comprá-lo e registrá-lo. Para fazer isso, visite um registrador de nomes de domínio, como GoDaddy ou Google Domains, insira o nome de domínio desejado, verifique a disponibilidade e o preço e compre-o, se estiver na sua faixa de preço. A partir daí, poderá associar esse domínio ao seu servidor e fornecedor de alojamento, tornando o seu site acessível através do endereço web. Nota do editor: esta postagem foi publicada originalmente em fevereiro de 2019 e foi atualizada para maior abrangência.